segunda-feira, outubro 02, 2006

ELEIÇÕES ¨2006

Que Brasil queremos ? 1° parte

Segundo turno foi a opção que o eleitor fez no último domingo. O que significa esta escolha ? No mínimo mais clareza das diferenças entre Lula e Alckim. Podemos levar em consideração que a ausência do debate tenha sido o motivo do segundo turno, mas seria uma explicação um tanto quanto simples para o paradoxo que vivemos, afinal, em todos os debates, de 1989 até hoje, o candidato que estava à frente das pesquisas não compareceu a nenhum debate no primeiro turno. Única exceção foi o próprio Lula, em 2002, que estava na frente e compareceu aos debates e agora rompeu com sua trajetória.
A outra hipótese é a questão moral e ética, que foi tão badalada nos ultimos dois anos, como se da noite pro dia o Brasil tivesse descoberto a corrupção. A frase principal de Lula era: "- nunca se fez tanto pelo Brasil como no meu governo"; a opsição retrucava: "- nunca se roubou tanto como agora". As velhas raposas politicas perceberam que, com os erros cometidos pela nova elite política, poderiam descostruir Lula e seu partido, manipulando a opinião publica, aproveitando o fato da imprensa, diariamente, abordar assuntos relacionados ao tema corrupção, como se fossem "anjos", "padres", "madres" pregando a moral e os bons costumes dentro do prostíbulo.
O que ninguem percebe, e os defensores desta postura são os primeiros a defender esse cinismo, é que ao estabelecer como questão central o debate sobre ética na política, as questões relacionadas a qual projeto nacional, desenvolvimento x crecimento, politica externa, educação, saúde, segurança, etc, ficam em segundo plano; alguns dirão: "isso vai acontecer no segundo turno". Isto deveria acontecer no primeiro turno, isto sim seria respeitar a democracia, todos debaterem suas idéias e o eleitor escolher, mas foi imposto o debate sobre quem é mais ou menos corrupto, de quem é mais ou menos ético. A possibilidade de escolha foi pequena, ética não é debate, medalha ou coisa do gênero, é prática, ainda mais sobre um tema que não possue valor universal.