segunda-feira, setembro 13, 2010

Propaganda Eleitoral de JC Madureira, 6569, Deputado Federal veiculada na TV.


Assista, na íntegra, a propaganda de JC MADUREIRA veiculada na TV durante o Horário Eleitoral no, sábado, dia 11 de setembro de 2010.

LINDBERG recomenda MADUREIRA, 6569, para Deputado Federal.


Encontro entre os candidatos à SENADOR LINDBERG, 131, e à DEPUTADO FEDERAL MADUREIRA, 6569, ocorreu na praia de Copacabana durante ato público pró DILMA para as eleições 2010.

LANÇAMENTO DA CANDIDATURA 2010

MADUREIRA - Deputado Federal 6569 from Maverick Multimidia on Vimeo.

Assista, na íntegra, ao evento de lançamento da minha candidatura para DEPUTADO FEDERAL e veja as minhas propostas para dar VOZ À EDUCAÇÃO em Brasília e contribuir para o crescimento e democratização da educação e do ensino de qualidade no Brasil.

terça-feira, setembro 07, 2010

Salas vazias. Por quê? 1º parte

Neste mês de setembro, com base na minha experiência de sala de aula, professor do ensino medio da rede pública estadual, vou comentar os principais problemas e as principais propostas para o setor.

No Globo de domingo, 5 de setembro, li a matéria sobre a queda no número de matrículas no ensino médio na rede pública estadual do Rio de Janeiro. Como postei antes, muita gente fala de educação sem saber do riscado ou manipula informção de forma grosseira e eleitoreira.

O centro da matéria é a situação do ensino médio no Estado do Rio de Janeiro, direcionando seu conteúdo para polarização das ideias de Cabral e Gabeira para melhorar o quadro abordado. Achei por bem organizar as ideias expressas pelo jornalista para quem sabe buscar uma outra interpretação. Afinal, é livre a manifestação de ideias e pensamentos.

Quero chamar atenção para o segundo parágrafo da matéria onde está explicito a tendência nacional de queda, de 5,6% em média, nas matrículas do ensino médio, como bem ilustra o gráfico publicado. Por que isso acontece? Existem diversas razões. Uma delas, também expressa no jornal, é o fluxo educacional ao longo das séries, ou seja, taxa de repetência e aprovação. Quanto maior a repetência no fundamental, menor será o número de jovens habilitados para o ensino médio. Outra característica nacional do fato é a queda da natalidade em nosso país, diminuindo o número de crianças para ir à escola, conseqüentemente diminuindo o número de jovens ingressando no ensino médio. Não poderíamos esquecer do alto crescimento do ensino privado a partir de 1996, com a liberalização da exploração comercial do ensino, o supletivo e agora o ensino à distância que oferece a certificação de conclusão em menor tempo do que o ensino regular. Bom, tudo isso tem como uma das conseqüências o esvaziamento do ensino médio regular no sistema público.

Por que no Estado do Rio este fenômeno atingi as proporções denunciadas na matéria? Bom, primeiro espero ter ajudado a entender que o problema está no nosso sistema educacional e não localizado no Estado do Rio de Janeiro. Segundo é preciso analisar outros fatores, específicos do nosso Estado, que agregados a esta tendência nacional aprofundam este problema. Começarei por listar alguns para posteriormente escrever sobre eles. O vencimento do professores não é satisfatório, a violência urbana, a exigência do mercado de trabalho por mão de obra, são algumas hipóteses que precisam de análise mais cuidadosa.

Em ano de eleição é facil afirmar que educação é fundamental, é estratégica, é o futuro da nação, etc, etc e etc, ainda mais quando as pesquisas apontam como um dos temas mais sensíveis do eleitorado. Logo, todos os marketeiros de plantão e até mesmo os velhos oportunistas orientam suas propagandas de radaio, tv ou qualquer outro meio de comunicação para “importância” da educação, ai começa a xaropada, a vala comum.

Eleja alguém da educação, alguém que conheçe a realidade da escola, alguém que conheçe o caminho das pedras.