quarta-feira, julho 10, 2013

Não chegamos ao paraíso


"...Têm sido apontados com frequência como principais desafios para a educação brasileira resultantes da nova posição que o país vem alcançando nos últimos anos no cenário político mundial o aumento do nível de escolarização da população e a melhoria do desempenho dos alunos.
Nos últimos anos, o Brasil conseguiu diminuir de forma significativa o número de famílias que vivem em condição de extrema pobreza. Segundo dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Avançadas (IPEA ), a proporção da população brasileira vivendo abaixo da linha de pobreza está em forte queda desde 2003. Contudo, o país permanece sendo apontado como um dos mais injustos do mundo. De acordo com o Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD) , divulgado em julho de 2010, o Brasil tem o terceiro pior índice de desigualdade no mundo. A distância entre pobres e ricos em nosso país permanece abismal, comparando-se com países como Haiti e Tailândia. Essas desigualdades se refletem diretamente na educação. ..." Professora Dalila Andrade Oliveira - UFRJ.

Embora existam pontos que necessitariam ser um pouco mais desenvolvidos, é uma ótima reflexão. Não chegamos ao paraíso. Essa ficha ainda não caiu para alguns.

terça-feira, julho 09, 2013

OUTONO BRASILEIRO

Esta talvez seja uma das sínteses possíveis para começar a entender o significado do OUTONO BRASILEIRO.

quinta-feira, julho 04, 2013

PARICIPANDO do DEBATE na RÁDIO MANCHETE.

Debate na Rádio Manchete, quarta (26), sobre as manifestações no Brasil e no Rio de Janeiro.