domingo, fevereiro 28, 2016

Eleições 2016 no Rio

A resolução do comitê estadual, em sua ultima reunião, 27 de fevereiro de 2016, decidiu seu projeto eleitora de 2016 para o Estado e capital.
No caso da capital a resolução foi:
Plano A: candidatura própria
Plano B: coligação que favoreça nosso projeto eleitoral
Isto é uma síntese.
O PCdoB da capital continua no governo Paes, mas não decidiu que continuara aliado ao PMDB em 2016. Isto ainda é objeto de debate e avaliação.
O quadro se fragmentou. Agora são: 1) PP*, 2)Crivella, 3) Clarissa, 4)Indio da Costa, 5) Freixo, 6) Molon e 7) Osorio Souza
* Pedro Paulo será o candidato?

terça-feira, fevereiro 02, 2016

Animadora resolução da CPN do PCdoB

Fiquei muito feliz com a resolução da CPN do PCdob. A resolução é perfeita na analise da conjuntura e na perspectiva que se apresenta. Reproduzo a parte final da resolução. Quem se interessar pode ler na integra acesse:  http://www.vermelho.org.br/noticia/275764-1

Eleições municipais exigirão dedicação máxima do PCdoB

Finalmente, se agiganta, neste contexto, a relevância das eleições municipais de outubro, que irão refletir, sobretudo nos centros urbanos, a disputa política e ideológica derivada da crise. As eleições precisam ser encaradas como grande desafio para a afirmação do papel e identidade própria do PCdoB, ampliar e fortalecer a ocupação de seu lugar político, disputar ativamente novas filiações e a renovação na representação política da esquerda brasileira. O eixo geral das alianças se dará na base de sustentação do governo – e com grande flexibilidade para priorizar de fato resultados próprios – sempre sujeitas ao referendo dos Comitês Estaduais e, nos municípios prioritários do projeto nacional, à supervisão do Comitê Central. 

O conjunto do Partido, e sobretudo suas direções, todos são chamados a tomar nas mãos as tarefas para que a legenda comunista conquiste suas metas e saia fortalecida desse grande embate.

Para isso, é necessário viabilizar candidaturas majoritárias no maior número possível de municípios e compor chapas próprias às Câmaras Municipais, sobretudo nas capitais e maiores cidades – o que exige esforço concentrado para filiar lideranças. O fortalecimento e ampliação das bases militantes do Partido, a elaboração das ideias e propostas dos (as) nossos (as) candidatos (as) para o desenvolvimento harmônico das cidades e a melhoria da qualidade de vida do povo são questões relevantes. Ganham especial importância o planejamento e as ações para financiar as campanhas eleitorais que, ante a vitória obtida com a proibição do financiamento empresarial, exigirão ainda mais o apoio do coletivo militante, dos nossos eleitores e apoiadores.

Brasília, 1º de fevereiro de 2016

A Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil – PCdoB